quinta-feira, 2 de junho de 2011

BONECOS DE MADEIRA

Dois trabalhos usando a técnica, acrílico s/tela que fazem parte da série “bonecos de madeira”. O primeiro, boneco com muleta, o segundo, boneco desmontado. Sempre achei interessante e mágico esse mundo, no teatro de bonecos esses seres inanimados ganham vida e personalidade.
A história do Teatro de Bonecos é tão ancestral quanto à do próprio teatro tradicional. Esta arte já estava presente entre os primitivos que, deslumbrados com suas silhuetas nas paredes das cavernas, elaboraram o teatro de sombras, visando talvez entreter suas crianças. Desde então o Homem não estancou mais seu impulso criativo.

O Teatro de Bonecos nasceu há muito tempo, no Oriente. Lá ele conquistou um status espiritual e era tratado com muita reverência. Os orientais consideravam estes bonecos como verdadeiros deuses, dotados de recursos mediúnicos e fantásticos. Eles eram criados com tamanha perfeição que se tornavam idênticos aos seres vivos, muitas vezes inspirados realmente em personagens reais.
.
A graça do boneco está em sua associação de movimento e sonoridade, o que encanta e seduz principalmente o público infantil. Está sempre intimamente ligado ao entorno histórico, cultural, social, político, econômico, religioso e educativo e ganha existência nos palcos por meio do movimento das mãos do ator que o manipula, narra as histórias e transcende a realidade, metamorfoseando o real em momentos de magia e sedução. Mas ele também tem um alto potencial educativo, podendo se converter em poderoso instrumento nas mãos de um bom educador

Nenhum comentário:

Postar um comentário