terça-feira, 5 de maio de 2020

Canto do Desassossego em Dias de Lua Minguante





Canto do Desassossego em Dias de Lua Minguante
Alex Rocha
Óleo sobre tela
40 X 50 cm
2020











Canto do Desassossego em Dias de Lua Minguante


A inspiração para esse pequeno trabalho vem em parte do “Livro do desassossego” de Fernando Pessoa. As inquietações em prosa nesse livro, aliado ao atual momento que todos estamos passando, me incomodaram ao ponto de parir esta pintura. 
Avaliando o meu trabalho sinto que muitas vezes tenho sido repetitivo, seja nos aspectos referentes a forma, seja no emprego das cores, ou ainda, no caráter subjetivo e intimista. Pedindo licença ao grande poeta Manuel de Barros, o qual tenho imensa admiração, tomando emprestado uma das suas falas no poema “Autorretrato” no momento em que fala que já havia escrito 14 livros, todos repetições do primeiro, arremata: “posso fingir de outros, mas não posso fugir de mim”. Isso me conforta imensamente e digo, também não posso! 
"Canto do desassossego em dias de lua minguante" título para essa obra pintado em óleo sobre tela (40 X 50 cm), é uma leitura introspectiva desse momento. Como já adiantei, "desassossego" se refere não só ao citado livro, mas, as inquietações reverberadas do atual momento. Já a "lua minguante" é símbolo de reclusão/reflexão e preparação para recomeço. O "pombo" que em muitas vezes representa a paz, aqui é desassossego. 
 De forma nenhuma, esse desassossego deve ser entendido simplesmente como falta de paz, ou ainda, mensagem pessimista. Não é isso! Acredito que todas as incertezas e medos gerados nesse momento também podem nos despertar para esperança. Aquela do verbo esperançar, onde o mote é a labuta, o fazer. 
 Portanto, que as reflexões nesses dias de lua minguante nos transforme. E que seja para melhor! Melhor no amor. 

 Alex Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário